Aneurisma de Aorta Cirurgia

Um aneurisma da aorta torácica é uma área dilatada na parte superior da aorta, a maior artéria do corpo humano, que é responsável por transportar o corrente sanguínea. rico em oxigênio para as demais partes do organismo.

As causas exatas do aneurisma da aorta torácica são não conhecidas mas elementos que podem contribuir para o desenvolvimento de um aneurisma incluem:

Quando as muros das artérias ficam repletas de placas de gordura, elas se tornam menos flexíveis e mais estreitas. Este processo, chamado de aterosclerose, é favoravél quando a pessoa tem o colesterol alto e a pressão arterial elevada.

As pessoas que Surgem com síndrome de Marfan, uma doença genética que afeta o tecido conjuntivo no corpo, estão sob um risco maior de desenvolver um aneurisma da aorta torácica. Além desta, outras doenças do tecido conjuntivo, como as síndromes de Ehlers-Danlos e Loeys-Dietz, podem contribuiu para a ocorrência de um aneurisma da aorta torácica.

Condições inflamatórias, como a arterite de células grandes e arterite de Takayasu, também pode causar aneurismas da aorta torácica.

Pessoas com problemas na válvula aórtica, que transporta o sangue para fora do coração, têm um risco Ampliando de desenvolver aneurisma da aorta torácica.

Apesar de não ser uma das causas mais comuns de aneurisma da aorta torácica, uma pessoa está mais propensa a desenvolver esta condição se teve uma infecção não tratada, como sífilis ou salmonela.

Algumas pessoas que sofrem graves lesões em quedas ou em acidentes de carro, por exemplo, podem desenvolver aneurismas da aorta torácica com mais facilidade.

Os mais  fatores de risco para um aneurisma da aorta torácica incluem:

Idade: aneurismas da aorta torácica acontecem mais frequentemente em pessoas acima dos 65 anos

Tabagismo: o uso do cigarro é um forte fator de risco para o desenvolvimento de um aneurisma da aorta torácica. Quanto maior o tempo de fumo, maior é o risco de desenvolver a doença

Hipertensão: acréscimo da pressão arterial causa danos aos vasos sanguíneos do corpo, aumentando as oportunidades de uma pessoa desenvolver um aneurisma da aorta torácica

Aterosclerose: o acúmulo de gordura e Exemplos de  substâncias que podem prejudicar o revestimento de um vaso sanguíneo aumenta o risco de um aneurisma da aorta torácica

Histórico familiar: pessoas que têm histórico na família de aneurisma da aorta torácica têm um maior risco de vir a desenvolver a doença.

Aneurismas da aorta torácica geralmente crescem vagarosamente, e não manifestam sintomas, tornando-os muito difíceis de detectar. No entanto, o desenvolvimento de um aneurisma é muito difícil de prever. Alguns aneurismas tendem pequenos e permanecem pequenos, outros se expandem ao longo do tempo. Há aqueles, inclusive, que nunca se romperão. A questão é que quando um aneurisma da aorta torácica cresce, os sintomas aparecem. Veja alguns:

A grande maioria das pessoas com aneurismas da aorta não têm sintomas, a menos que seja um caso de dissecção ou de ruptura do aneurisma. Em ambos os casos, Procura atendimento de emergência. Saiba reconhecer os sinais da ruptura do aneurisma:

Se você tiver histórico familiar de aneurisma da aorta torácica, de síndrome de Marfan ou de outra doença do tecido conjuntivo, o médico pode indicar exames de ultrassom regulares para triagem de aneurisma.

Aneurismas da aorta torácica são frequentemente encontrados durante exames clínicos de rotina, como uma radiografia de tórax ou ultrassom do coração ou no abdômen. Muitas vezes os pacientes vão fazer esses exames por outros motivos, sem nem desconfiar de que estão com aneurisma.

O objetivo do tratamento é impedir que o aneurisma se rompa. Geralmente, as opções de tratamento são acompanhamento médico ou cirurgia. A decisão quanto à melhor opção de tratamento depende do tamanho do aneurisma da aorta e o quão rápido ele está crescendo.

Agora, se você tem pressão arterial elevada ou bloqueios em suas artérias, é provável que o médico prescreva medicamentos para baixar a pressão arterial e reduzir os níveis de colesterol, a fim de reduzir o risco de complicações decorrentes do aneurisma. Estes medicamentos podem incluir:

Se o aneurisma da aorta torácica é pequeno, o médico pode recomendar o acompanhamento clínico, que inclui consultas regulares para garantir que o aneurisma não está crescendo e a gestão de outras condições médicas que podem piorar o aneurisma.

Se você tem um aneurisma da aorta torácica, a cirurgia também pode ser uma opção, principalmente para casos em que o aneurisma for maior do que o considerado seguro. Dependendo do tamanho e da localização do aneurisma ao longo da aorta torácica, o médico poderá recomendar uma entre as três opções cirúrgicas que existem.

Veja algumas informações sobre as causas e tratamento Aneurisma da Aorta