Exame de Circulação

Existem diversas tipos de exame de sangue e cada um deles serve para avaliar diferentes parâmetros. Os exames de sangue são usados pra avaliar o funcionamento de órgãos e glândulas como pâncreas, fígado e rins, detectar doenças como câncer, anemia e diabetes, avaliar os níveis de colesterol, glicose, ácido úrico, entre muitas diferentes indicações.

Dentre os tipos de exame de sangue mais usados localizam-se o hemograma, colesterol, triglicerídeos, glicemia, ácido úrico, ureia, creatinina, HIV e PSA.

Hemograma

O hemograma serve para analisar as células do sangue, ou seja, os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos) e as plaquetas. O exame é usado para auxiliar o reconhecimento, e acompanhar doenças como anemia, leucemia, infecções e inflamações, problemas de imunidade, adentre outras.

Hemácias

As hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos, levam o oxigênio através da movimento, sanguínea.

Quando o nível de hemácias está alto, o sangue pode ficar mais “grosso” e prejudicar o funcionamento dessas Já outros grupos células sanguíneas. Por outro lado, se houver uma redução do número de glóbulos vermelhos, pode ser um sinal de hemorragia ou anemia.

Saiba Aqui: Os sintomas da má circulação são: dores,dormências e formigamentos nas pernas, pés e mãos inchados

Leucócitos

Os leucócitos ou glóbulos homens brancos. fazem parte do circuito imunológico do corpo. São células de defesa que protegem o corpo contra doenças, inflamações e infecções.

Se o hemograma detectar níveis elevados de leucócitos (leucocitose), pode ser um indício de algum método infeccioso, câncer (leucemia), ataque cardíaco ou também morte de algum tecido do corpo.

Já a leucopenia caracteriza-se por um número baixo de leucócitos (leucopenia) e pode ter diversas motivos, como infecções virais, a terapeutica  para câncer, ingestão de mercúrio, febre tifoide, sarampo, hepatite, rubéola, entre outras.

Plaquetas

As plaquetas atuam na coagulação sanguínea. A análise dessas células no hemograma serve para verificar a competência que o sangue tem de coagular quando há sangramentos, é importante de detectar as motivos de um aumento ou decrescimento do número dessas células.

O tratamento da má movimento, depende da causa, sendo capaz de incluir, principalmente, mudanças no estilo de vida, uso de meias elásticas, medicamentos. Não fumar, praticar atividade físicas  regularmente, ter uma alimentação saudável, controlar a coerção arterial, o diabetes e o colesterol, evitar usar roupas apertadas, usar meias elásticas, diminuir o consumo de sal e açúcar, controlar o peso e evitar o uso de hormônios são algumas medidas indicadas para tratar a má circulação. Em Dados como casos de mais elevada gravidades pode estar indicada a realização de cirurgia.

FONTE:http://www.contagem.mg.gov.br/novoportal/2018/10/11/complexo-hospitalar-de-contagem-ajuda-na-formacao-de-profissionais-da-area-da-saude/