Curiosidades Sobre Endodontia

Graduada pela Faculdade Estadual paulista (UNESP). Pós-graduada em Endodontia, Intervenção Oral menor e Dentística (IES- Instituto de Pesquisas da Saúde ).

A Odontologia é a setor que cuida da saúde dos seus dentes e gengiva. Com o intuito de melhor solucionar os complicações dos pacientes, há muitas especialidades dentro desse universo. A Endodontia, por exemplo, é bastante conhecida pelos pacientes e logo relacionada ao tratamento de canal. Porém, ela similarmente cuida de vários mais complicações bucais abordando distintos tratamentos. Você conhece cada um deles? Para te realizar saber um pouco mais a fundo, convidamos a profissional da setor, Sofia Cabaleiro, que trouxe uma apresentação sobre a Endodontia.

VOCÊ CONHECE A ENDODONTIA?

Ir ao dentista precisa ser um atenção presente na cotidiano de todos. O recomendado é que as consultas aconteçam a cada seis meses para que tenha um orientação do seu estado de saúde. Dessa maneira, complicações bucais são capazes de ser analisados também no início. Em alguns casos, é realizado um encaminhamento do paciente para um profissional especializado, como o endodontista.

Saiba Mais: A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças

“Endodontia é a caráter dentro da Odontologia que cuida do coração do dente, que chamamos de massa dentária”, define a profissional. Essa parte da massa dentária é localizada da dentina até a raiz do dentes, sendo formada por nervos e vasos sanguíneos.

SAIBA COMO A ENDODONTIA AUXILIA NA SAÚDE BUCAL

Assim como revelado acima, a setor da Endodontia é encarregado por cuidar que está dentro do componente dentário. Focada em alimentar de complicações na parte interna dos dentes, seja na massa ou raiz dentária, o profissional endodontista é capaz de soltar o satisfação de vários pacientes. “A endodontia preserva o dente que possui estrutura coronária destruída, no entanto com sobejo radicular satisfatório para mantê-lo ligado ”, esclarece Sofia. E também, como destaca, este ataque da Odontologia é capaz de eliminar infecções consecutivos de necroses, e similarmente permitir um fim a dores intensas, formadas por inflamações pulpares.

ACONSELHAR-SE O PROFISSIONAL DESSA SETOR É BASTANTE FUNDAMENTAL

Há casos em que pacientes acabam concluindo um obumbração em um ou mais dentes. Mesmo sem supervisionar o que está acontecendo e até mesmo nem sequer explicando dor qualquer, é bastante fundamental mostrar uma consulta ao dentista. “ Apenas o profissional da endodontia é capaz de corporificar exames complementares chamados de teste de vida para distinguir se a alteração de coloração pode ser de origem endodôntica”, explica Sofia E também, outro ponto destacado a ser relevante é a personalidade do endodontista em definir a origem da dor. Isso visto que, como comenta a profissional, o plenitude da incendimento pulpar consequência uma dor difusa e o paciente, muita das vezes, não sabe definir de qual dente ela está apresentando.

FONTE: https://www.r7.com