Importância da endodontia

Na pela certa você já ouviu anunciar dessa caráter, porém você sabe o que é endodontia? A endodontia é uma das áreas da odontologia essenciais para o sucesso dos tratamentos de recuperação oral. Popularmente conhecida como tratamento de canal, a valia dessa caráter vai bastante além desse técnica em si.

A setor endodôntica gera várias dúvidas na cabeça do paciente e similarmente é uma das especialidades mais temidas dentro dos consultórios, uma vez que a maior parte das indivíduos também evidencia aquela ideia de que o tratamento de canal é bastante ofendido.

Por isso, para que você entenda o trabalho do endodontista — que é o dentista especializado em endodontia —, nós criamos esse post. Nele, você encontra todas as informações necessárias sobre essa caráter e quais são as etapas de um tratamento de canal.

O que é endodontia?

Para supervisionar o que é endodontia, vamos ver a origem dessa palavra, ou seja, a sua formação: “endo” significa “ dentro ou interno ”, “odóntos” ou seja “ dente ”, e “ia” significa atuação. Dessa forma, a endodontia é a caráter da odontologia destinada ao reconhecimento, tratamento e prevenção das doenças que atingem a parte interna do dente: a massa, a raiz e os tecidos periapicais, que envolvem a raiz.

A massa dentária é formada por nervos, vasos sanguíneos e fazenda subjuntivo. Ela inicia na coroa e vai até o início da raiz dentária, que é o ponto de fixação de cada dente com o fazenda ósseo da rosto. Popularmente, a endodontia é conhecida como tratamento de canal, recebendo o nome do técnica executado para alimentar este tipo de dificuldade de saúde bucal.

O dentista que se especializa nessa setor é chamado de endodontista. Além de conseguir entendimento sobre a formação e o tratamento das cáries dentárias profundas, este profissional age na revisão de trincas, fraturas e mais traumas que venham a casar a estrutura interior do dente.

De uma forma maior parte, a interferência do endodontista é essencial para proteger-se a ocorrência de infecções graves e para evitar a necrose completa, levando à redução dentária. Nesse intuito, é necessário saber identificar as situações nas quais o tratamento endodôntico é sugerido, de acordo com você irá ver a seguir.

Em quais casos o tratamento endodôntico é recomendado?

Agora que você já sabe o que é endodontia, vamos anunciar um pouco sobre as informações do tratamento. As motivos mais comuns de adoecimento da estrutura interna dos dentes são as cáries profundas ou as fraturas. Nesses casos, as bactérias encontram um percurso desocupado para contaminarem a massa e a raiz, disseminando uma infecção que pode atingir graus mais graves no momento em que não eliminada.

Então, o tratamento endodôntico é recomendado para pacientes nos quais a consumição chega até a massa do dente, comprometendo a sua raiz. Dessa forma, a urgência de alimentar o canal precisa ser avaliada nos seguintes casos:

cáries profundas;
dentes quebrados ou trincados;
receptividade intensa, especificamente a alimentos frios e quentes;
traumas com recomendação de tratamento protético.

Os sinais apresentados pelos pacientes incluem dor ao longo a mastigação e a escovadela ou de maneira espontânea, com percepção de latejamento. O exame no consultório odontológico pode contar a figura de bolsas de pus chamadas abcessos, em pacientes nos quais a infecção esteja frente.

Porém vale advertir que, não é visto que o dente está doendo que o paciente necessita mudar pelo tratamento de canal. Primeiro, é necessário mudar pela análise criteriosa do dentista e corporificar os exames importantes para que o profissional tenha firmeza da possibilidade do tratamento.

Agora que você já sabe em quais situações é necessário buscar o atendimento de um endodontista, apresentaremos as etapas do tratamento endodôntico. Trata-se de um processamento completamente indolor e sem riscos.

Quais são as etapas do tratamento?

A interferência endodôntica é realizada com duas ou mais visitas ao consultório odontológico, dependendo da análise feita pelo endodontista do quadro de cada paciente. Hoje em dia, a progresso das técnicas e dos materiais usados possibilitam que o tratamento de canal seja indolor e tenha uma energia mais ágil, sem que isto comprometa a sua qualidade.

Em sinopse, o tratamento de canal consiste na boca para retirada completo da massa dentária, com desempenho por um cone flexível ( realizado de material biocompatível), finalizando com uma obturação. Conheça, agora, as etapas do tratamento endodôntico e entenda o que é realizado em cada uma delas.

Boca da coroa do dente

O tratamento inicia com a obra de um acesso à parte interior do dente, realizado a partir de uma boca na parte pospositivo dos dentes frontais ou na região da coroa dos dentes posteriores, molares ou pré-molares.

Retirada da massa dentária

Logo após, na mesma consulta, o endodontista remove toda a massa dentária, formada pelos nervos, vasos sanguíneos e fazenda subjuntivo. Essa é a parte principiante do tratamento de canal propriamente mencionado, no momento em que a massa adoecida é removida, para que seja feita a desinfecção dos canais dentários.

Tratamento do canal

Nesse hora, é feita a higienização e desinfecção do canal dentário, removendo todas as possíveis fontes de contaminação e fazendo o selamento da raiz, preparando a parte interior do dente para o desempenho com o material tratamento e obturador.

Restauração temporária

Nessa etapa, o endodontista faz uma restauração temporária para encerrar a boca feita na coroa do dente e ajudar toda a estrutura interna, que acabou de ser aberta e desinfectada. Ela exercerá essa ofício ao longo todo o tempo até a próxima consulta, para confecção do técnica.

Desempenho e restauração definitiva

Finalizando a interferência, a restauração temporária é removida para que os canais dentários sejam preenchidos por um material flexível em formato de cone, combinado com um massa cirúrgico. A restauração definitiva é feita, restabelecendo o formato e a visual natural dos dentes.

Uma vez que todas as etapas do tratamento sejam identificadas, encontra-se mais fácil compreender qual é a valia da endodontia para a saúde bucal. De fato, montar com o guarida de clínicas e profissionais especializados na abordada da estrutura interna dos dentes faz toda a diferença.
É sobre este assunto que falaremos na sequência deste texto. Confira e esclareça suas dúvidas!
Qual é a valia da endodontia para a saúde bucal?
A maior parte das indivíduos que chega ao consultório odontológico sonha em ter um satisfação perfeito, com dentes brilhantes e alinhados. Não obstante, a beleza dos dentes inicia com a saúde da sua estrutura interna. É necessário que as cáries profundas e as fraturas sejam eliminadas para dificultar o agravo da saúde bucal.

Entre outras problemas, a endodontia pode evitar a ocorrência de quadros sistêmicos de infecção, que surgem no momento em que as bactérias existentes na oco bucal chegam à corrente sanguínea.

Uma vez que o paciente busque o consultório do endodontista para o tratamento apropriado, a restauração feita pode ficar a vida toda, a partir de que os demais afazeres de saúde bucal sejam colocados em execução. Entre eles, podemos nomear a escovadela depois de as refeições e o utilização do cordão dental ao menos antes de dormir.

O que ocorre se o tratamento de canal não for executado?

Caso o paciente adie o tratamento de canal, ou até mesmo angra mão de buscar um dentista especializado, as resultados para sua saúde bucal e de seu corpo são capazes de ser bem ruins. No momento em que o paciente padece com dores no dente buscado, este dificuldade apenas tende a enxovalhar com o tempo.

Além disso, se o dente estiver eivado, há um perigo de as bactérias existentes na boca caírem na corrente sanguínea, o que leva o paciente a reproduzir sérios complicações sistêmicos. No mais, ele também pode sentir com dores de cabeça, febre etc.

Há também o perigo da infecção não fraude transformar para um abscesso estrídulo — processamento inflamatório com formação de pus nos tecidos em redor da raiz do dente. Este dificuldade pleito muita dor ao paciente e, em casos extremos, pode advir um inchaço facial. Infecções agudas na garganta, que dificultam o processamento respiratório, similarmente são um perigo de quem opta por não realizar o tratamento de canal.

Como você viu, despossar o dente não é a única resultado de abrir mão do tratamento endodôntico. Quer dizer, este é o menor dos complicações, em razão de as outras problemas são mais graves e sistêmicas.

Como a endodontia frente contribui para melhores resultados no tratamento de canal?

Bom, você já captou o que é endodontia e como essa caráter contribui para sua saúde bucal e para a beleza de seu satisfação, certamente? Porém o que, afinal de contas, é endodontia frente?

No momento em que falamos dessa forma, estamos nos referindo a novidades em correlação ao tratamento de canal. Até alguns anos atrás, era necessário muitas sessões para que o técnica fosse aperfeiçoado. Nos dias de hoje, com o utilização de equipamentos e técnicas avançadas, é possível diminuir tanto o tempo de tratamento quanto o pesar do paciente ao longo o processamento.

Saiba Mais: Através deste recurso poderemos realizar uma endodontia previsível

Além disso, pesquisas relacionadas à endodontia frente trouxeram novas capacidade de tratamento, como a microscopia operatória, que esclareceu melhor a exame complexa dos canais. Dessa forma, os dentista podem ver detalhes e estruturas que não são olhos a atenção escorchado. Este recurso possibilita que alguns tratamentos que antes eram inviáveis sejam realizados de maneira simples, e que os resultados dos procedimentos endodônticos tenham melhores resultados.

Ficou evidente para você o que é endodontia e seus vantagens para sua saúde bucal? Tenha em mente de que o sucesso do tratamento depende da agilidade e discussão do profissional. Dessa forma, no momento em que você ter necessidade de de indivíduo para realizar um canal ou qualquer outro técnica, procure por profissionais qualificados. Sua saúde bucal e seu bolso vão recompensar dessa forma!

FONTE: https://www.r7.com