Cirurgia Plastica: Abdominoplastia;fotos antes e depois

A Abdominoplastia em BH é um procedimento cirúrgico cosmético para melhorar a aparência do abdômen.

Durante uma abdominoplastia – também conhecida como plastica na barriga – o excesso de pele e gordura é removido do abdômen. O tecido conjuntivo no abdome (fáscia) geralmente também é apertado com suturas. A pele restante é reposicionada para criar uma aparência mais tonificada.

Você pode optar por fazer uma abdominoplastia se tiver excesso de gordura ou pele ao redor da área do umbigo ou uma parede abdominal inferior fraca. Uma abdominoplastia também pode aumentar sua imagem corporal.

Por que fazer uma abdominoplastia

Existem várias razões pelas quais você pode ter excesso de gordura, pouca elasticidade da pele ou tecido conjuntivo enfraquecido no abdome. Esses incluem:

• Mudanças significativas no peso
  • Gravidez
  • Cirurgia abdominal, como uma cesariana
  • Envelhecimento
  • Seu tipo de corpo natural

Uma abdominoplastia pode remover excesso de pele e gordura e apertar a fáscia fraca. Uma abdominoplastia também pode remover estrias e excesso de pele na parte inferior do abdômen, abaixo do umbigo. No entanto, uma abdominoplastia não corrige estrias fora desta área.

Se você já teve uma cesariana, seu cirurgião plástico poderá incorporar a cicatriz existente na cesariana.

Uma abdominoplastia também pode ser feita em combinação com outros procedimentos cosméticos de contorno corporal, como cirurgia de mama. Se você removeu a gordura do abdome (lipoaspiração), pode decidir fazer uma abdominoplastia porque a lipoaspiração remove o tecido logo abaixo da pele e da gordura, mas não o excesso de pele.

Uma abdominoplastia não é para todos. O seu médico pode alertar contra uma abdominoplastia se você:

• Planeje perder uma quantidade significativa de peso
  • Pode considerar a gravidez futura
  • Tiver uma condição crônica grave, como doença cardíaca ou diabetes
  • Tenha um índice de massa corporal superior a 30
  • É fumante
  • Realizou uma cirurgia abdominal anterior que causou tecido cicatricial significativo

Riscos

Uma abdominoplastia apresenta vários riscos, incluindo:

• Acúmulo de líquido sob a pele (seroma). Os tubos de drenagem deixados no local após a cirurgia podem ajudar a reduzir o risco de excesso de líquido. O seu médico também pode remover líquidos após a cirurgia usando uma agulha e uma seringa.
  • Má cicatrização de feridas. Às vezes, as áreas ao longo da linha de incisão se curam mal ou começam a se separar. Você pode receber antibióticos durante e após a cirurgia para evitar uma infecção.
  • Cicatrizes inesperadas. A cicatriz da incisão de uma abdominoplastia é permanente, mas é colocada ao longo da linha do biquíni facilmente oculta. O comprimento e a visibilidade da cicatriz variam de pessoa para pessoa.
  • Danos nos tecidos ou morte. Durante uma abdominoplastia, o tecido adiposo profundo dentro da pele na área abdominal pode ficar danificado ou morrer. Fumar aumenta esse risco. Dependendo do tamanho da área, o tecido pode cicatrizar por conta própria ou exigir um procedimento de retoque cirúrgico.
  • Alterações na sensação da pele. Durante uma abdominoplastia, o reposicionamento dos tecidos abdominais pode afetar os nervos na área abdominal e, com pouca frequência, na parte superior das coxas. Você provavelmente sentirá uma sensação reduzida ou dormência. Isso geralmente diminui nos meses após o procedimento.

Como qualquer outro tipo de cirurgia importante, uma abdominoplastia representa um risco de sangramento, infecção e uma reação adversa à anestesia.

Como você se prepara

Inicialmente, você conversará com um cirurgião plástico sobre uma abdominoplastia. Durante sua primeira visita, seu cirurgião plástico provavelmente:

• Revise seu histórico médico. Esteja preparado para responder a perguntas sobre condições médicas atuais e passadas. Fale sobre qualquer medicamento que esteja tomando ou que tenha tomado recentemente, bem como quaisquer cirurgias que você tenha feito.Informe o seu médico se você é alérgico a algum medicamento. Se o seu desejo por uma abdominoplastia estiver relacionado à perda de peso, seu médico provavelmente fará perguntas detalhadas sobre seu ganho e perda de peso.
  • Faça um exame físico. Para determinar suas opções de tratamento, o médico examinará seu abdômen. O médico também pode tirar fotos do seu abdômen para seu registro médico.
  • Discuta suas expectativas. Explique por que você deseja uma abdominoplastia e o que espera em termos de aparência após o procedimento. Certifique-se de entender os benefícios e riscos, incluindo cicatrizes. Lembre-se de que a cirurgia abdominal anterior pode limitar seus resultados.

Antes de uma abdominoplastia, você também pode precisar:

• Pare de fumar. Fumar diminui o fluxo sanguíneo na pele e pode retardar o processo de cicatrização. Além disso, fumar aumenta o risco de danos aos tecidos. Se você fuma, seu médico recomendará que você pare de fumar antes da cirurgia e durante a recuperação.
  • Evite certos medicamentos. Você provavelmente precisará evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e suplementos de ervas, o que pode aumentar o sangramento.
  • Mantenha um peso estável. Idealmente, você manterá um peso estável por pelo menos 12 meses antes de fazer uma abdominoplastia. Se você estiver gravemente acima do peso, seu médico recomendará que você perca peso antes do procedimento. Perda de peso significativa após o procedimento pode diminuir seus resultados.
  • Tome medicação para evitar complicações. Pouco antes da abdominoplastia, você precisará começar a tomar um anticoagulante para evitar a coagulação do sangue.
  • Arranje ajuda durante a recuperação. Faça planos para alguém levá-lo para casa depois de sair do hospital e ficar com você pelo menos a primeira noite de sua recuperação em casa.

O que você pode esperar

Uma abdominoplastia é realizada em um hospital ou em um centro cirúrgico ambulatorial. Durante uma abdominoplastia, você estará sob anestesia geral – o que o deixa completamente inconsciente e incapaz de sentir dor. Em alguns casos, você pode receber um medicamento para aliviar a dor e ficar moderadamente sedado (parcialmente adormecido).

Antes do procedimento

Existem vários procedimentos diferentes para uma abdominoplastia, dependendo da extensão da alteração que você gostaria de ver. Durante a abdominoplastia típica, o cirurgião plástico faz incisões para remover a maior parte da pele e gordura entre o umbigo e os pelos pubianos em uma forma horizontal oval ou elíptica. O tecido conjuntivo (fáscia) que fica sobre os músculos abdominais é então apertado com suturas permanentes.

Seu cirurgião plástico reposicionará a pele ao redor do umbigo. O seu umbigo será retirado através de uma pequena incisão e suturado na sua posição normal. A incisão de quadril a quadril acima dos pêlos pubianos será costurada e deixará uma cicatriz que cai ao longo do vinco natural dentro da linha do biquíni.

Durante o procedimento, você pode receber um antibiótico para prevenir a infecção.

O procedimento normalmente leva cerca de duas a três horas.

Encontre: Abdominoplastia em bh

Após o procedimento

Após uma abdominoplastia, sua incisão abdominal e umbigo provavelmente serão cobertos com curativos cirúrgicos. Tubos pequenos podem ser colocados ao longo do local da incisão para drenar qualquer excesso de sangue ou fluido.

Os membros da sua equipe de saúde o ajudarão a caminhar logo no primeiro dia após uma abdominoplastia para ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos.

Você provavelmente sentirá uma dor moderada, que será controlada pela medicação para a dor. É normal ter inchaço na área cirúrgica.

Os drenos podem permanecer no local por vários dias após a cirurgia. O seu médico ou outro membro da sua equipe de saúde mostrará como esvaziar e cuidar de seus drenos. Pode ser necessário continuar tomando um antibiótico enquanto os drenos estiverem no local.

Seu cirurgião também pode prescrever um medicamento para afinar o sangue por um curto período de tempo após a abdominoplastia.

Você usará uma roupa abdominal de suporte (agasalho abdominal) por cerca de seis semanas após a abdominoplastia. Isso ajuda a evitar o acúmulo de líquidos e fornece suporte abdominal enquanto você cura. O seu médico explicará como cuidar da sua cicatriz.

Nas primeiras seis semanas após uma abdominoplastia, você precisará ter cuidado ao se mover. Você também precisará evitar posições que sobrecarregam sua linha de incisão – como dobrar rapidamente a cintura – para impedir a reabertura da ferida.

Você precisará agendar visitas regulares de acompanhamento. Pergunte ao seu médico quantas vezes você precisa ser visto.

Resultados

Ao remover o excesso de pele e gordura e fortalecer a parede abdominal, uma abdominoplastia pode dar ao abdômen uma aparência mais tonificada e esbelta.

Os resultados da abdominoplastia são geralmente duradouros se você mantiver um peso estável.

Imagens de antes e depois: