Plastica no Nariz; Rinoplastia

O interesse pela plastica no nariz (rinoplastia) as para as cirurgias plásticas é o mais alto de todos os tempos, mas o estigma e a desinformação ainda envolvem a indústria e seus pacientes. Aqui, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre rinoplastia.

Considerando uma maneira permanente de transformar o tamanho, a forma ou a aparência do seu nariz? Você não está sozinho. De fato, o Relatório de Estatísticas de Cirurgia Plástica Mundial os Cirurgiões Plásticos lista o procedimento como a terceira cirurgia plástica mais popular, com 218.924 beneficiários. Se você está pensando em se juntar a eles, aqui está tudo o que você precisa saber sobre rinoplastia .

Comumente chamada de plástica no nariz, a rinoplastia é um procedimento que esculpe o formato do nariz externamente para cosméticos e internamente para respiração O objetivo, e dar uma aparência natural ao nariz, como se nunca tivesse sido tocado, que equilibra perfeitamente o rosto do paciente.

A primeira etapa do processo de rinoplastia para pacientes em potencial começa no consultório de um cirurgião plástico certificado para uma consulta completa. Após a papelada e as fotografias iniciais, o cirurgião conversa com o paciente sobre quaisquer preocupações cosméticas e “estuda o interior do nariz para problemas respiratórios”, diz Adriana. “Eu guardei as fotos do paciente no iPad diretamente para mostrar os objetivos pretendidos da cirurgia”.

Os pacientes também podem exibir fotos de antes e depois de outros pacientes para narizes semelhantes ao seu tamanho e formato. “Se eles são um bom candidato, eu os comunico. Se eles não são, eu também os comunico”, diz Adriana. “São os 30 minutos mais honestos da vida deles.”

O candidato ideal

Etienne Miranda  , cirurgião plástico certificado explica que pacientes com uma ou mais das seguintes condições podem procurar rinoplastia:

• Corcunda dorsal: um inchaço na ponte do nariz
  • Largura nasal: nariz muito largo ou estreito
  • Assimetria: nariz torcido ou desviado
  • Ponta nasal proeminente: ponta nasal redonda, bulbosa, gordurosa ou desproporcional ao resto do rosto
  • Ponta nasal caída: o ângulo entre o lábio superior e o nariz inferior a menos de 90 graus
  • Deformidades pós-traumáticas: aberrações de forma após lesão nasal
  • Problemas nas vias aéreas nasais: colapso da válvula interna e desvio do septo

Os principais fatores que também ajudam a determinar o candidato ideal incluem maturidade nasal (se o nariz estiver maduro o suficiente – geralmente com idade superior a 15 anos), maturidade emocional (os pacientes compreendem completamente as implicações, riscos e o objetivo da cirurgia), tendo expectativas realistas (compreensão objetivos e limitações do procedimento) e ausência de dismorfia corporal.

O último nesse último, explica Etienne, é algo com o qual muitos pacientes têm problemas para lidar. “Todos [experimentamos dismorfia corporal] até certo ponto, mas alguns [pacientes] cruzam o espectro normal”, diz Etienne. “É nosso dever como cirurgiões aconselhá-los e evitar que os pacientes nos guiem para decisões éticas erradas”.

A preparação

Como qualquer procedimento cirúrgico, a preparação é útil tanto para uma cirurgia suave quanto para a recuperação. Para ajudar a reduzir coisas como inchaço, sangramento e hematomas (especialmente em pacientes que viajam de avião para o procedimento), Dugar recomenda um “regime rigoroso de [aplicar] arnica [uma erva homeopática que pode ajudar a diminuir hematomas e dores] no pré-operatório, como além de evitar cafeína, álcool e fumo um mês antes da cirurgia “.

O procedimento

A rinoplastia é normalmente realizada em nível ambulatorial e pode ser realizada de duas maneiras: aberta ou fechada. Ambas as abordagens envolvem incisões sendo feitas dentro da região da narina interna, mas a abordagem de rinoplastia aberta adiciona uma incisão externa (alguns milímetros) na superfície inferior da columela (isto é, o tecido que divide as narinas), diz Adriana.

Esse corte externo deixa uma cicatriz permanente, diz Etienne. A pele do nariz é então “destampada” (semelhante à abertura do capô do carro), para que as estruturas internas do nariz se tornem visíveis. “Isso permite que você faça grandes mudanças no nariz, desmonte as coisas mais rapidamente e reconstrua o nariz”, diz Etienne. “Isso é necessário para narizes fracassados ​​ou de revisão [previamente operados] ou narizes com anatomia muito difícil”.

Com a rinoplastia fechada, “todas as incisões são feitas dentro do nariz, o que significa que não há cortes externos nem risco de cicatrizes”. É através dessas incisões internas que o nariz é modelado e esculpido para mudanças sutis. “Não alteramos o rosto, mas suavizamos e melhoramos o equilíbrio geral”, diz ele sobre o procedimento.

Por fim, o cirurgião plástico selecionará as incisões de rinoplastia mais adequadas com base nas modificações estruturais específicas necessárias para o paciente, de acordo com Etienne.

Riscos

Ao considerar a rinoplastia ou qualquer outro procedimento cosmético e eletivo para esse assunto, há riscos a serem lembrados, a rinoplastia não é isenta de riscos, embora seja considerado um procedimento muito seguro. “O maior risco de rinoplastia é um resultado ruim, e é por isso que as rinoplastias têm a maior taxa de revisão de qualquer procedimento de cirurgia plástica realizada” .

Um resultado ruim pode significar que a aparência estética não é a desejada e, às vezes, pode até ser pior do que o pré-procedimento. Etienne dá alguns exemplos. “Os enxertos de cartilagem são freqüentemente usados ​​em procedimentos cosméticos, e esses enxertos podem se mover e se tornar visíveis”, diz ele. “A rinoplastia para corrigir um nariz torto corre o risco de não endireitar o nariz completamente”, diz ele. “Como a cartilagem tem ‘memória’, também existe o risco de o nariz se torcer novamente ao longo do tempo.”

Há também a sua respiração a considerar. “As rinoplastias cosméticas também correm o risco de piorar a respiração em um paciente que não apresentava problemas antes da cirurgia”. Ele acrescenta que, mesmo quando o procedimento é realizado para problemas respiratórios, ainda existe o risco de a respiração não melhorar e piorar após a cirurgia. Outros riscos incluem aqueles frequentemente associados à cirurgia, como sangramento, infecção e riscos de anestesia, mas Etienne observa que esses riscos são “extremamente pequenos”. Como sempre, fale com seu médico sobre seus próprios fatores de risco em potencial.

Recuperação e tempo de inatividade

Em termos de recuperação, depende em grande parte do tipo de rinoplastia, mas para procedimentos abertos e fechados, o tempo de inatividade é tipicamente de uma a duas semanas. “A maioria dos pacientes tem uma recuperação rápida em cinco a seis dias [para procedimentos fechados]”. Após cinco a seis dias, você pode remover a tala do nariz e sair em público, se desejado . Depois que a tala é removida, geralmente há pouco ou nenhum hematoma (o que um pouco de corretivo não pode encobrir ). “Você pode sair para jantar na mesma noite sem nenhum sinal revelador de cirurgia”, diz Adriana.

Embora a recuperação inicial seja geralmente rápida, a cura pode continuar pelos próximos um a três anos. “É um processo de cicatrização mais lento do que a maioria das pessoas pensa, porque a pele não está sendo cortada como em um lifting de rosto ou abdominoplastia”, diz Adriana. “A pele precisa encolher para a nova estrutura subjacente, que pode levar um ano para a ponte e três anos para a ponta”.

Ao mesmo tempo, Etienne diz que, embora a rinoplastia possa ter reputação de ser dolorosa, o fator de dor não é tão sério quanto algumas pessoas pensam. “Embora geralmente exista uma quantidade significativa de inchaço e hematomas após o procedimento, os pacientes geralmente ficam muito confortáveis ​​com pouca dor”, diz ele, acrescentando que a dor que os pacientes experimentam geralmente é muito bem administrada com os medicamentos prescritos.

A experiência

Para um procedimento tranquilo e com resultados felizes como o de muitas é enfatiza a importância de encontrar o médico mais qualificado. “A capacidade de manipular e reestruturar com precisão e precisão para alcançar um resultado esteticamente agradável, mantendo ou melhorando os problemas respiratórios funcionais, requer um conjunto de habilidades e conhecimentos que levam muitos anos para o cirurgião adquirir”, explica ele, acrescentando que a correção uma rinoplastia mal feita é ainda mais difícil.

“A escolha do cirurgião plástico correto é o fator que o paciente deve acertar ao considerar fazer uma rinoplastia”, enfatiza Etienne. Portanto, é fundamental fazer sua pesquisa.

Se você está pensando em se submeter a um procedimento de rinoplastia, procure um cirurgião plástico em BH certificado para uma consulta inicial.

Saiba Mais: