Lipoaspiração: Tudo que Precisa Saber

A lipoaspiração é um procedimento cosmético que remove a gordura da qual você não consegue se livrar através de dieta e exercício .

Um cirurgião plástico ou dermatológico geralmente faz o procedimento nos quadris, barriga, coxas, nádegas, costas, braços ou rosto para melhorar sua forma. Mas a lipoaspiração também pode ser feito com outras cirurgias plásticas, incluindo facelifts, mama reduções e barriga.

Eu sou um bom candidato?

Você vai querer ter expectativas realistas. A lipoaspiração não se livra da celulite , por isso, se você esperava sair da cirurgia sem nenhuma, está sem sorte.

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico e, com isso, traz riscos. Então você precisa estar de boa saúde antes de conseguir. Isso significa que você deve pelo menos:

• Esteja dentro de 30% do seu peso ideal
  • Tem pele firme e elástica
  • Não fume

Os médicos não recomendam o procedimento se você tiver problemas de saúde com fluxo sanguíneo ou tiver doença cardíaca , diabetes ou um sistema imunológico fraco.

O que devo saber de antemão?

O primeiro passo é consultar o seu cirurgião. Fale sobre seus objetivos, opções, riscos e benefícios e custos. Faça todas as suas perguntas.

Se você decidir prosseguir com a lipoaspiração, seu cirurgião lhe dará instruções sobre como se preparar. Isso pode incluir restrições de dieta e álcool.

Informe o seu cirurgião sobre quaisquer alergias e medicamentos que tome, incluindo suplementos de venda livre e ervas . Ela provavelmente recomendará que você pare de tomar certos remédios, como anticoagulantes e certos analgésicos várias semanas antes da cirurgia.

O que devo esperar?

Sua lipoaspiração pode ocorrer no consultório do seu médico ou em um centro cirúrgico. Certifique-se de que o local onde você está realizando é credenciado e conhecido por seus padrões profissionais, segurança e bons resultados.

• Você voltará para casa no dia do procedimento. Certifique-se de que alguém o leve para casa depois. (Se você estiver removendo muita gordura, faça a cirurgia em um hospital, onde poderá passar a noite).
  • Antes de sua lipoaspiração começar, seu médico pode marcar as áreas do seu corpo que serão tratadas. Ela também pode tirar fotos para usar mais tarde para comparações antes e depois.
  • Em seguida, você receberá anestesia geral – o que significa que você não estará acordado durante o procedimento – ou um “local”, o que significa que você estará acordado, mas não sentirá dor.

Tipos de lipoaspiração

Existem apenas algumas técnicas diferentes de lipoaspiração. Mas o que todos eles têm em comum é o uso de um tubo fino, chamado cânula, conectado ao vácuo para sugar a gordura do corpo.

A lipoaspiração tumescente é a técnica mais comum. Seu cirurgião injeta uma solução estéril na área onde a gordura deve ser removida. Consiste em solução salina – que é água salgada – junto com lidocaína e epinefrina . A solução facilita a sucção da gordura com menos perda de sangue e dor.

A lipoaspiração assistida por ultrassom , ou UAL , utiliza energia das ondas sonoras sob a pele para romper as paredes celulares da gordura. Isso liquefaz a gordura para que possa ser aspirada.

A lipoaspiração assistida por laser, ou SmartLipo , usa um laser para produzir uma explosão de energia para liquefazer a gordura.

Quanto tempo dura a recuperação?

Talvez você não precise ficar no hospital, dependendo do tipo de cirurgia que você fez. Mas você deve esperar hematomas, inchaço e dor por pelo menos algumas semanas.

Seu cirurgião pode exigir que você use uma roupa de compressão por 1 a 2 meses após a cirurgia para controlar o inchaço.

Você provavelmente também precisará tomar alguns antibióticos para prevenir a infecção. A maioria das pessoas pode voltar ao trabalho dentro de alguns dias e voltar às atividades normais dentro de duas semanas. Mas cada pessoa é diferente.

Faça perguntas específicas ao cirurgião plástico sobre como será sua recuperação, incluindo:

• Quais medicamentos eu preciso tomar?
  • Vou usar bandagens?
  • Terei pontos e quando eles serão removidos?
  • Quando posso me exercitar novamente?
  • Preciso voltar para uma visita de acompanhamento?
=”0″ style=”border:0;” allowfullscreen=”” aria-hidden=”false” tabindex=”0″>

Quais são os riscos?

A cirurgia estética ainda é cirurgia, então existem alguns riscos. Você pode ajudar a reduzi-los, certificando-se de que seja feito apenas por um cirurgião plástico especialmente treinado e certificado pela placa.

Existem vários riscos possíveis diretamente relacionados à lipoaspiração que você ainda precisa considerar, incluindo:

•  Sangramento
  • Complicações da anestesia
  • Choque (geralmente por não receber líquido suficiente durante a cirurgia)
  • Acumulação de fluidos (bolsas de fluido formando sob a pele)
  • Infecções (estreptococos, estafilococos )
  • Embolia gordurosa (quando pequenos pedaços de gordura se separam e bloqueiam o fluxo sanguíneo)
  • Queimaduras de instrumentos
  • Remoção irregular de gordura
  • Reações à lidocaína
  • Mudança na sensação da pele; dormência
  • Danos nos nervos, vasos sanguíneos, músculos, pulmões e órgãos abdominais

Outro risco é um coágulo sanguíneo nas veias profundas. Os coágulos podem ser muito perigosos se viajarem para outras partes do corpo, como os pulmões .

Os resultados são permanentes?

As células adiposas são removidas permanentemente durante a lipoaspiração. Mas você pode recuperar o peso, com novas células adiposas, que geralmente vão para diferentes áreas do seu corpo.

Para manter sua nova forma após a cirurgia, siga uma dieta que inclua muita proteína magra, frutas e legumes , grãos integrais e laticínios com pouca gordura. E exercite-se regularmente.

A lipoaspiração é coberta pelo seguro de saúde?

Como a lipoaspiração é um procedimento cosmético, a maioria dos planos de saúde não cobre isso. Fale com o seu seguro companhia de e seu cirurgião sobre os custos e as opções de pagamento, bem como quem paga se tiver alguma complicação.

Saiba Mais: