Dermatologistas: O que eles fazem?

O dermatologista é um médico especializado no tratamento de doenças e distúrbios da pele, cabelo, unhas e membranas mucosas.

Eles também podem tratar de questões estéticas, ajudando a revitalizar a aparência da pele, cabelos e unhas.

Abaixo, exploramos os problemas comuns que os dermatologistas encontram, os tratamentos que oferecem e as qualificações envolvidas.

O que é dermatologia?

Dermatologia é uma área da medicina que se concentra nos problemas de saúde que afetam a pele, o cabelo, as unhas e as membranas mucosas.

A pele é o maior órgão do corpo. É também a primeira linha de defesa contra patógenos e lesões e pode ser um bom indicador da saúde geral.

Condições comuns

Ser dermatologista exige um grande conhecimento clínico, incluindo, por exemplo, os diversos problemas internos de saúde que podem causar sintomas cutâneos.

Os dermatologistas podem tratar mais de 3.000 doenças. Abaixo estão alguns exemplos daqueles que eles veem com mais frequência:

Acne: entre os problemas de pele mais prevalentes, a acne tem uma série de causas que podem levar a diferentes tipos de espinhas. Algumas pessoas apresentam cicatrizes, baixa autoestima e outras complicações.

Dermatite e eczema: a dermatite é uma inflamação da pele e geralmente leva a um inchaço com erupções cutâneas que coçam. Existem várias formas, incluindo dermatite atópica, que é o tipo mais comum de eczema.

Infecções fúngicas: são comuns e às vezes envolvem a pele, as unhas e o cabelo. Um grupo de leveduras chamado Candida pode causar uma ampla variedade de infecções fúngicas, incluindo sapinhos , micose, pé de atleta e balanite .

Queda de cabelo: cerca de 80 milhões de pessoas sofrem de queda de cabelo hereditária. Uma série de problemas de saúde também pode causar queda de cabelo, incluindo piolhos, que afeta cerca de 6 a 12 milhões de crianças de 3 a 11 anos nos Estados Unidos anualmente.

Verrugas: são tumores cutâneos benignos e contagiosos que aparecem quando um vírus infecta a camada superior da pele. Um dermatologista pode usar uma variedade de tratamentos para remover verrugas persistentes.

Problemas nas unhas: os dermatologistas também tratam problemas de saúde que danificam a pele ao redor e sob as unhas. Unhas encravadas, infecções fúngicas e várias outras condições podem causar esses danos.

Vitiligo: envolve a perda de melanina, um pigmento da pele. Como resultado, algumas manchas de pele são mais claras do que outras.

Psoríase: esta doença autoimune crônica acelera o crescimento das células da pele, resultando em manchas de pele que podem ser espessas, vermelhas, roxas ou prateadas e escamosas. Existem vários tipos de psoríase.

Rosácea: causa vermelhidão na face, às vezes com inchaço cheio de pus, vasos sanguíneos visíveis e inchaço das pálpebras. Os sintomas podem se espalhar do nariz e bochechas para a testa, queixo, orelhas, peito e costas.

Telhas, ou herpes zoster: A infecção viral provoca uma onda que pode ser dolorosa. Pode desaparecer em algumas semanas sem tratamento, mas a intervenção médica pode ajudar a acelerar a recuperação e prevenir complicações, que podem ser graves.

Câncer de pele: cerca de 1 em cada 5 pessoas desenvolve um tipo de câncer de pele aos 70 anos. As formas mais comuns são carcinoma basocelular, melanoma e carcinoma espinocelular.

Procedimentos

Os dermatologistas usam uma variedade de procedimentos médicos e cosméticos para gerenciar problemas que afetam a pele, as unhas e o cabelo.

Medicamentos e terapias não invasivos podem tratar muitas doenças de pele, enquanto outras requerem abordagens mais invasivas. Esses procedimentos podem ser realizados em um ambiente ambulatorial, como em um consultório médico ou em um hospital.

Cascas químicas

Isso envolve a aplicação de uma solução química que faz com que uma camada da pele se desprenda, revelando a pele regenerada por baixo que é normalmente mais lisa.

Os dermatologistas usam esse procedimento para tratar a pele danificada pelo sol e alguns tipos de acne. Também pode tratar problemas cosméticos, como manchas e rugas sob os olhos.

Injeções cosméticas

Rugas, cicatrizes e plenitude facial reduzida podem ser tratadas temporariamente com injeções. Um dermatologista pode injetar Botox ou preenchimentos como colágeno e gordura durante uma visita ao consultório.

Os resultados tendem a durar alguns meses e a manutenção dos efeitos requer injeções regulares. No entanto, algumas pessoas desenvolvem anticorpos contra o Botox que tornam as injeções ineficazes.

Crioterapia

A crioterapia pode ser um tratamento rápido para muitos problemas benignos da pele, como verrugas.

O procedimento envolve o congelamento de lesões cutâneas, geralmente com nitrogênio líquido, para destruir as células afetadas.

Dermoabrasão

A dermoabrasão pode ajudar a reduzir o tecido cicatricial, o aparecimento de rugas finas e tatuagens e áreas da pele potencialmente pré-cancerosas.

Usando uma escova rotativa de alta velocidade, o dermatologista remove a camada superior da pele.

Excisão de lesões

Os dermatologistas extirpam as lesões cutâneas por vários motivos. Eles podem cortar estas lesões:

• para evitar que uma doença se espalhe
  • por razões cosméticas
  • para prevenir infecções recorrentes
  • para aliviar os sintomas
  • para diagnosticar um problema subjacente

Dependendo do tamanho da lesão, a pessoa pode receber anestesia local ou geral antes da remoção.

Remoção ou restauração de cabelo

Um dermatologista pode usar vários métodos para tratar a perda de cabelo, incluindo o transplante.

Como alternativa, eles podem remover pelos indesejáveis usando lasers.

Cirurgia a laser

Os dermatologistas também podem usar a cirurgia a laser para tratar uma variedade de problemas de pele ou queixas estéticas, incluindo:

• tumores
  • verrugas
  • toupeiras
  • tatuagens indesejadas
  • marcas de nascença
  • cicatrizes
  • rugas

Procedimentos de veia

As veias superficiais da perna são pequenas veias superficiais dilatadas. As pessoas às vezes os chamam de vasinhos e podem solicitar sua remoção.

A escleroterapia tende a ser o tratamento de escolha para a veia da aranha. Envolve a injeção de espuma ou de uma solução especial na veia, o que irrita o revestimento, fazendo com que a veia se feche e se torne menos distinta ou desapareça.

Lipoaspiração tumescente

Os dermatologistas usam a lipoaspiração tumescente para remover a gordura. Envolve injetar grandes volumes de anestésico local no tecido adiposo e, em seguida, sugá-lo do corpo.

A lipoaspiração tumescente não é um tratamento para a obesidade – é um procedimento cosmético para o contorno corporal.

Os dermatologistas também podem usar lasers para romper seletivamente as células de gordura.

Enxertos de pele e retalhos

Os dermatologistas podem restaurar a pele perdida usando pele de outra parte do corpo.

Ou eles podem reparar a perda de pele criando um retalho de pele em uma área próxima e usando-o para cobrir o remendo danificado.

Biópsias

Um dermatologista geralmente realiza uma biópsia de pele para diagnosticar ou descartar certas condições.

Eles normalmente usam uma das três abordagens a seguir:

• As biópsias de barbear removem pequenas seções da camada superior da pele.
  • As biópsias por punção removem pequenas seções circulares da pele, incluindo camadas mais profundas.
  • As biópsias excisionais removem áreas inteiras da pele que parecem não estar saudáveis.

PUVA

PUVA significa: psoraleno combinado com radiação ultravioleta A.O psoraleno é um medicamento que torna a pele mais sensível ao tratamento com radiação.

Dermatologistas usam PUVA para tratar doenças de pele, como psoríase, dermatite e vitiligo.

Cirurgia de Mohs

A cirurgia de Mohs é um tratamento para o câncer de pele.

Primeiro, o dermatologista remove camadas de pele para se livrar das células cancerosas e, em seguida, as examina ao microscópio.

Em seguida, removem camadas sucessivas até que não haja mais células cancerosas. A realização desta cirurgia requer treinamento especializado.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dermatologia