Mamas aumentadas em homens (ginecomastia)

Visão geral

Ginecomastia é um aumento na quantidade de tecido da glândula mamária em meninos ou homens, causado por um desequilíbrio dos hormônios estrogênio e testosterona. A ginecomastia pode afetar uma ou ambas as mamas, às vezes de forma desigual.

Recém-nascidos, meninos na puberdade e homens mais velhos podem desenvolver ginecomastia como resultado de alterações normais nos níveis hormonais, embora também existem outras causas.

Geralmente, a ginecomastia não é um problema sério, mas pode ser difícil lidar com a condição. Homens e meninos com ginecomastia às vezes têm dor nos seios e podem se sentir envergonhados.

A ginecomastia pode desaparecer por conta própria. Se persistir, medicamentos ou cirurgia podem ajudar.

Os sinais e sintomas de ginecomastia incluem:

• Tecido mamário inchado
  • Mastalgia

Quando ver um médico

Consulte seu médico se você tiver:

• Inchaço
  • Dor ou sensibilidade
  • Secreção mamilar em uma ou ambas as mamas

Causas

A ginecomastia é desencadeada por uma diminuição na quantidade do hormônio testosterona em comparação com o estrogênio. A diminuição pode ser causada por condições que bloqueiam os efeitos da testosterona, reduzem a testosterona ou aumentam o nível de estrogênio.

Várias coisas podem perturbar o equilíbrio hormonal, incluindo as seguintes.

Mudanças hormonais naturais

Os hormônios testosterona e estrogênio controlam as características sexuais em homens e mulheres. A testosterona controla as características masculinas, como massa muscular e pelos corporais. O estrogênio controla as características femininas, incluindo o crescimento dos seios.

A maioria das pessoas pensam no estrogênio como um hormônio exclusivamente feminino, mas os homens também o produzem – embora normalmente em pequenas quantidades. Os níveis de estrogênio masculino muito altos ou em desequilíbrio com os níveis de testosterona podem causar ginecomastia.

• Ginecomastia em bebês. Mais da metade dos bebês do sexo masculino nascem com seios aumentados devido aos efeitos do estrogênio da mãe. Geralmente, o tecido mamário inchado desaparece dentro de duas a três semanas após o nascimento.
  • Ginecomastia durante a puberdade. A ginecomastia causada por alterações hormonais durante a puberdade é relativamente comum. Na maioria dos casos, o tecido mamário inchado desaparece sem tratamento dentro de seis meses a dois anos.
  • Ginecomastia em adultos. A prevalência de ginecomastia atinge o pico novamente entre as idades de 50 e 69 anos. Pelo menos 1 em cada 4 homens nessa faixa etária é afetado.

Remédios

Vários medicamentos podem causar ginecomastia. Esses incluem:

• Anti-andrógenos usados ​​para tratar uma próstata aumentada, câncer de próstata e outras condições. Os exemplos incluem flutamida, finasterida (Proscar, Propecia) e espironolactona (Aldactone, Carospir).
  • Os esteróides anabolizantes e andrógenos, que são prescritos por médicos para certas condições ou às vezes são usados ​​ilegalmente por atletas para construir músculos e melhorar o desempenho.
  • Medicamentos para AIDS. A ginecomastia pode se desenvolver em homens soropositivos para o HIV que estejam recebendo um regime de tratamento denominado terapia antirretroviral altamente ativa. Efavirenz (Sustiva) é mais comumente associado à ginecomastia do que outros medicamentos anti- HIV.
  • Medicamentos ansiolíticos, como o diazepam (Valium).
  • Antidepressivos tricíclicos.
  • Antibióticos.
  • Medicamentos para úlceras, como o medicamento sem prescrição médica cimetidina (Tagamet HB).
  • Tratamento do câncer.
  • Medicamentos para o coração, como digoxina (Lanoxin) e bloqueadores dos canais de cálcio.
  • Medicamentos para esvaziar o estômago, como metoclopramida (Reglan).

Drogas e álcool de rua

As substâncias que podem causar ginecomastia incluem:

• Álcool
  • Anfetaminas, usadas para tratar transtorno de déficit de atenção / hiperatividade
  • Maconha
  • Heroína
  • Metadona (metadose, dolofina)

Condições saudáveis

Vários problemas de saúde podem causar ginecomastia, afetando o equilíbrio normal dos hormônios. Esses incluem:

• Hipogonadismo. Condições que interferem na produção normal de testosterona, como síndrome de Klinefelter ou insuficiência hipofisária, podem estar associadas à ginecomastia.
  • Envelhecimento. As alterações hormonais que ocorrem com o envelhecimento normal podem causar ginecomastia, especialmente em homens com sobrepeso.
  • Tumores. Alguns tumores, como os que envolvem os testículos, as glândulas adrenais ou a glândula pituitária, podem produzir hormônios que alteram o equilíbrio dos hormônios masculino-feminino.
  • Hipertireoidismo. Nessa condição, a glândula tireoide produz muito do hormônio tiroxina.
  • Falência renal. Cerca de metade das pessoas em tratamento dialítico apresentam ginecomastia devido a alterações hormonais.
  • Insuficiência hepática e cirrose. Alterações nos níveis hormonais relacionados a problemas hepáticos e medicamentos para cirrose estão associados à ginecomastia.
  • Desnutrição e fome. Quando seu corpo é privado de nutrição adequada, os níveis de testosterona caem, enquanto os níveis de estrogênio permanecem os mesmos, causando um desequilíbrio hormonal. A ginecomastia também pode acontecer quando a nutrição normal é retomada.

Produtos fitoterápicos

Os óleos vegetais, como a árvore do chá ou lavanda, usados ​​em xampus, sabonetes ou loções, têm sido associados à ginecomastia. Isso provavelmente se deve à sua fraca atividade estrogênica.

Os fatores de risco para ginecomastia incluem:

• Adolescência
  • Idoso
  • Uso de esteróides anabolizantes ou andrógenos para melhorar o desempenho atlético
  • Certas condições de saúde, incluindo doenças hepáticas e renais, doenças da tireoide, tumores hormonalmente ativos e síndrome de Klinefelter

Complicações

A ginecomastia tem poucas complicações físicas, mas pode causar problemas psicológicos ou emocionais causados ​​pela aparência.

Prevenção

Existem alguns fatores que você pode controlar que podem reduzir o risco de ginecomastia:

• Não use drogas. Os exemplos incluem esteroides e andrógenos, anfetaminas, heroína e maconha.
  • Evite o álcool. Não beba álcool. Se você bebe, faça-o com moderação.
  • Reveja seus medicamentos. Se você estiver tomando medicamentos conhecidos por causar ginecomastia, pergunte ao seu médico se existem outras opções.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ginecomastia