O que é a Rinoplastia Funcional?

Além da cirurgia estética nasal, outro gênero importante de cirurgia nasal é a rinoplastia funcional. Embora a distinção entre cirurgia funcional e cosmética seja frequentemente confusa (uma vez que uma boa cirurgia nasal deve sempre otimizar a aparência e a respiração nasal), alguns pacientes buscam melhorias na função das vias aéreas sem alterações no contorno nasal, daí o termo rinoplastia funcional. Enquanto a rinoplastia puramente cosmética ou a rinoplastia puramente funcional são bastante comuns, o cenário mais comum é o paciente que busca melhora funcional e cosmética. Afinal, um nariz deformado costuma estar associado a anormalidades funcionais correspondentes.

Obstrução funcional das vias aéreas

Os sintomas de obstrução funcional das vias aéreas incluem congestão nasal, respiração pela boca (especialmente à noite), boca seca ou redução do olfato. Os efeitos colaterais secundários da obstrução nasal crônica podem incluir hemorragias nasais, infecções sinusais recorrentes, dores de cabeça com pressão sinusal, disfunção da tuba auditiva ou distúrbios do sono. Quando não tratados, esses sintomas podem eventualmente dar origem a manifestações mais graves de disfunção nasal crônica, incluindo insônia, hipertensão, apneia obstrutiva do sono e até doenças cardíacas.

Tratamento Cirúrgico das Passagens Nasais Internas

Em casos menos complicados, a cirurgia nasal funcional envolve o tratamento cirúrgico das passagens nasais internas sem alteração do nariz externo. Essas cirurgias incluem septoplastia nasal, redução de cornetos e remoção do pólipo nasal.

Septoplastia nasal: endireitando um septo desviado

Na septoplastia nasal, a parede divisória que separa as passagens nasais direita e esquerda é dobrada, desviada, curvada ou torcida, resultando no bloqueio de uma ou ambas as passagens de ar (coletivamente chamadas de septo desviado). A septoplastia emprega várias técnicas cirúrgicas para endireitar a partição septal e abrir as passagens de ar bloqueadas. A septoplastia sem complicações típicas leva de 15 a 30 minutos em mãos competentes e a recuperação geralmente é rápida e fácil.

Redução de Turbinato: Reduzindo Turbinato Alargado

O aumento das conchas, conhecido como hipertrofia das conchas, é outra causa comum de obstrução nasal, especialmente em pacientes com alergia nasal de longa data. Os turbinatos são “prateleiras” de osso recobertas por membrana mucosa que se estendem por toda a extensão da cavidade nasal interna. Localizados na parede externa de cada passagem nasal, existem três cornetos: superior, médio e inferior, empilhados um sobre o outro, sendo a “prateleira” inferior a maior das três. A “prateleira” superior, ou concha superior, geralmente é muito pequena e raramente contribui para a disfunção das vias aéreas. No entanto, em alguns pacientes, o corneto médiopode desenvolver gradualmente bolsas de ar internas, resultando em obstrução sintomática das vias aéreas – uma deformidade conhecida como concha bolhosa. No entanto, devido ao seu tamanho e capacidade natural de aumentar em resposta a vários estímulos ambientais, hipertrofia da concha nasal inferior de longe a causa mais comum de obstrução das vias aéreas nasais. Como os cornetos funcionam para umedecer, aquecer e filtrar o ar inspirado, raramente é aconselhável remover todo o tecido dos cornetos. No entanto, quando os tecidos das conchas ficam super crescidos e causam distúrbios funcionais das vias aéreas, uma redução parcial das conchas é indicada. Este também é um procedimento cirúrgico simples que pode melhorar significativamente o fluxo de ar nasal. A recuperação geralmente é rápida e indolor, mas o risco de sangramento aumenta por várias semanas até que todas as membranas nasais estejam totalmente cicatrizadas.

Remoção de pólipo nasal

Os pólipos nasais são crescimentos benignos do tipo uva que às vezes obstruem as passagens nasais. Em casos leves, a remoção é direta, mas a probabilidade de recorrência costuma ser alta. O tratamento de alergia agressiva, especialmente alergia a fungos, geralmente reduz o risco de recorrência.

Tratamento Cirúrgico da Estrutura Nasal Externa

Embora a eliminação dos bloqueios das vias aéreas internas seja frequentemente adequada para alguns pacientes, as formas mais graves de obstrução das vias aéreas nasais requerem tratamento cirúrgico da estrutura nasal externa. Narizes que estão torcidos, desviados, dobrados, comprimidos (ou combinações neles) não vão melhorar com a cirurgia das vias aéreas internas sozinha. Nessa população de pacientes, as técnicas de rinoplastia são necessárias para endireitar, ampliar e reforçar as vias nasais externas obstruídas, a fim de criar uma passagem de ar desobstruída entre a narina e a garganta. Essas técnicas são comumente conhecidas como rinoplastia funcional.

Colapso da válvula nasal

De longe, a causa mais comum de obstrução das vias aéreas nasais externas é o colapso da válvula nasal. A válvula nasal é o segmento mais estreito de toda a via aérea nasal. É revestido com membranas eréteis que encolhem e aumentam para regular o fluxo de ar nasal e otimizar a filtração do ar inspirado. Em narizes normais, a válvula nasal, localizada logo abaixo da prega alar, entra em colapso na inspiração profunda (exercício), mas permanece aberta durante a respiração nasal normal. No entanto, em narizes naturalmente finos ou alterados por lesão, doença, cirurgia ou envelhecimento, o suporte esquelético para a válvula nasal é inadequado e o colapso da válvula se desenvolve. Inúmeras técnicas cirúrgicas sofisticadas foram desenvolvidas para tratar o colapso da válvula nasal, mas nenhuma é eficaz em todos os pacientes. O tratamento individualizado é normalmente mais eficaz, com técnicas escolhidas de acordo com variações individuais na anatomia, força do tecido e contorno nasal. Infelizmente, uma via aérea nasal saudável às vezes está em conflito com o desejo do paciente por um nariz fino e fino. Nesses casos desafiadores, é melhor errar pelo fluxo de ar nasal saudável, uma vez que as consequências da disfunção nasal crônica são desconfortáveis ​​e potencialmente prejudiciais. Saber como tratar e prevenir o colapso da válvula nasal é um aspecto integral da rinoplastia cosmética que é frequentemente negligenciada no mercado de cirurgia cosmética em rápida expansão de hoje. s desejo por um nariz fino e esguio. Nesses casos desafiadores, é melhor errar pelo fluxo de ar nasal saudável, uma vez que as consequências da disfunção nasal crônica são desconfortáveis ​​e potencialmente prejudiciais. Saber como tratar e prevenir o colapso da válvula nasal é um aspecto integral da rinoplastia cosmética que é frequentemente negligenciada no mercado de cirurgia cosmética em rápida expansão de hoje. Nesses casos desafiadores, é melhor errar pelo fluxo de ar nasal saudável, uma vez que as consequências da disfunção nasal crônica são desconfortáveis ​​e potencialmente prejudiciais. Saber como tratar e prevenir o colapso da válvula nasal é um aspecto integral da rinoplastia cosmética que é frequentemente negligenciada no mercado de cirurgia cosmética em rápida expansão de hoje.

Cobertura de seguro saúde

Embora qualquer alteração cirúrgica do nariz destinada exclusivamente para aprimoramento cosmético não seja elegível para cobertura de seguro saúde, distúrbios funcionais das vias aéreas nasais são normalmente cobertos pela maioria dos planos de saúde. Como faz pouco sentido operar no mesmo apêndice duas vezes, uma para corrigir o comprometimento funcional e outra para tratar de questões estéticas, geralmente é melhor consolidar os objetivos funcionais e cosméticos em uma única operação. Isso não apenas evita o risco adicional e o tempo de inatividade de uma segunda cirurgia, mas também aumenta a probabilidade de um resultado bem-sucedido, uma vez que a forma e a função do nariz estão irrevogavelmente interligadas. No entanto, embora os procedimentos cirúrgicos clinicamente necessários ainda sejam potencialmente elegíveis para cobertura de seguro, o paciente deve assumir total responsabilidade financeira por todos os custos relacionados às correções puramente cosméticas. Os custos variam amplamente de acordo com o cirurgião e os procedimentos realizados.

Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Rinoplastia