Rinoplastia funcional (Rinosseptoplastia) Antes e Depois

Geralmente, quando as pessoas falam em rinoplastia ou plástica no nariz, a maioria pensa em uma cirurgia plástica cosmética, mas muitas pessoas necessitam da cirurgia para corrigir problemas funcionais do nariz, incluindo á má respiração. O número de cirurgias no nariz de causa funcional é enorme e milhares de pessoas se submetem ao procedimento devido aos problemas respiratórios.

O que é rinoplastia funcional?

A rinoplastia cosmética e funcional são as principais cirurgias do nariz. A rinoplastia funcional tem como finalidade principal a função nasal, incluindo a respiração normal e problemas com sinusite. É uma cirurgia que trata de distúrbios nasais e respiratórios causados ​​por disfunções estruturais, obstruções ou traumas anteriores.

rinoplastia funcional

A estética do nariz pode melhorar com a cirurgia, principalmente durante técnicas reconstrutivos. No entanto, esse não é o foco principal da cirurgia. Pacientes que realizam à rinoplastia funcional podem esperar melhora definitiva em sua respiração. Desse modo, podem obter  uma melhora na qualidade de vida.

A rinoplastia funcional pelo plano de saúde

Ao contrário da rinoplastia cosmética, a cirurgia no nasal funcional às vezes é coberta pelo plano de saúde, embora nem sempre seja o caso. Quase nenhum plano de saúde cobre as alterações cosméticas feitas durante a cirurgia de rinoplastia.

Quem deve fazer uma rinoplastia funcional?

A rinoplastia funcional é capaz de corrigir uma série de questões que causam problemas respiratórios. Porém, nem todos os distúrbios respiratórios podem ser solucionados com a cirurgia no nariz.

rinoplastia funcional

O impasse mais comum que os pacientes de rinoplastia funcional têm é a bloqueio devido ao desvio do septo. Isso acontece quando a separação que divide as passagens nasais é tortuosa, provocando um fluxo de ar irregular.

Geralmente, as pessoas convivem durante toda a vida com um septo sutilmente desviado e nunca o percebem. Já em casos graves, o desvio pode afetar significativamente a respiração normal.

cirurgia no nariz funcional

Entre outros problemas que a rinoplastia funcional pode ajudar incluem:

• Estreitamento
  • Colapso das narinas
  • Deformidades nasais obstrutivas genéticas
  • Lesão nasal causando dificuldade de respirar pelo nariz

Para pacientes que possuem alergias intensas ou infecções nos seios da face que causam desconforto e inchaço dos cornetos (pequenas estruturas nasais internas que limpam e umidificam o ar que o atravessa), o procedimento proporciona alívio.

Estrutura nasal

Há três pares de conchas em cada narina e, quando as conchas inferiores incham podem causar obstrução nasal e dificuldade na respiração. Para consertar os problemas estruturais, o cirurgião pode recomendar uma diminuição da concha.

rinoplastia para qualidade de vida

Mesmo que existam tratamentos não cirúrgicos, como a radiofrequência, a cirurgia pode ser necessária.

Somente com um exame com seu médico ou em consulta com um cirurgião plástico é possível saber se você é um bom candidato à rinoplastia funcional.

Como é feita a rinoplastia funcional?

No decorrer do procedimento de rinoplastia funcional, varias técnicas são utilizadas. O cirurgião talvez necessite quebrar e reestruturar os ossos nasais, com enxerto de cartilagem para alterar as estruturas internas ou até mesmo modificar o tamanho e a forma do nariz.

Apesar de muitos pacientes tenham receio sobre a cirurgia, a verdade é que a rinoplastia funcional é muito segura e realizada em sua grande maioria com sucesso. Mesmo que seja uma cirurgia bastante invasiva, o procedimento é realizado em regime ambulatorial. Os pacientes podem realizar o procedimento com anestesia geral ou com anestesia local com sedação.

cirurgia plástica de Rinoplastia funcional

Recuperação da rinoplastia funcional

Logo após o procedimento caso não haja nenhuma recomendação, o paciente poderá ir para casa. Isso porque o procedimento de rinoplastia funcional não exige internação, há casos específicos onde é solicitada a permanência do paciente, mas isso ocorre em casos isolados de crianças e pacientes que possuem alguma doença prévia.

A cirurgia no nariz funcional geralmente tem seu processo de recuperação bem rápido e o paciente já pode retomar a maioria das suas atividades sociais em duas semanas, e os resultados serão percebidos até três semanas após o procedimento.

Pós-operatório rinoplastia

Independentemente de qual rinoplastia que você precisa ou deseja, o procedimento será mais satisfatório se for realizado com os cuidados e orientações de um cirurgião especializado para evitar complicações e a precisão de revisões posteriormente.

A excelência dos resultados da rinoplastia depende da experiência e capacitação do cirurgião neste campo altamente subespecializado. Por isso sempre procure por um médico cirurgião capacitado e reconhecido por suas cirurgias no nariz.

Fotos Antes e Depois

Fonte: SBCP http://www2.cirurgiaplastica.org.br/