Quais são os riscos e complicações mais comuns?

Sangramento/Hematoma: Em geral, o sangramento pós-operatório será leve e pode ser controlado pela elevação da cabeça a 60 graus, aplicação de compressas de gelo nas bochechas e leve pressão nas narinas por 15 minutos. Isto deve ser seguido por pulverização de cada narina com descongestionante nasal. Se essas medidas falharem, o paciente deve ser visto pelo cirurgião. Cauterização com nitrato de prata, tamponamento nasal anterior/posterior, exploração cirúrgica e cauterização e embolização angiográfica (raro) podem ser necessários, diz a equipe Plástica Now em seu site: https://plasticanow.com.br.

Infecção A: infecção após a rinoplastia é muito rara. Os primeiros sinais de infecção são típicos de celulite e incluem sensibilidade, vermelhidão e calor. A celulite precoce geralmente responde adequadamente aos antibióticos, mas o tamponamento interno ou talas internas podem precisar ser removidos neste momento. Coleções purulentas requerem drenagem e irrigação.

Inchaço Persistente: O edema deve ser considerado em duas fases pós-operatórias distintas: Precoce e Tardia. O edema precoce ocorre nas primeiras 4 semanas. Minimizar o edema precoce é melhor abordado pela prevenção usando compressas frias, elevação da cabeça, fita adesiva e evitando alimentos carregados de sal. O edema tardio está presente nos vários meses seguintes ao primeiro ano de pós-operatório (ou mais após a rinoplastia secundária) e, na verdade, representa a remodelação da cicatriz. O inchaço persistente se resolverá por conta própria. Em certas situações, as injeções de esteróides podem ser úteis para controlar a produção do tecido cicatricial excessivo que pode ocorrer em algumas áreas do nariz, mascarando o resultado. A indicação mais comum é a atenuação ou perda da quebra da supraponta, que é causada pela proliferação de tecido cicatricial no espaço morto entre a pele e as cartilagens subjacentes.

Irregularidade/Desvio Dorsal: Ocasionalmente, irregularidades ou desvios dorsais ocorrerão no pós-operatório. O paciente é examinado para determinar a causa e a gravidade. A palpação da irregularidade dorsal pode revelar deslocamento de cartilagem, osso ou enxertos e pode ser possível corrigir isso com reposicionamento digital da estrutura. Plenitude menor pode se desenvolver sobre o dorso nasal nas primeiras semanas após a rinoplastia e pode ser devido a uma reação inflamatória periosteal. Neste caso, o paciente é instruído a massagear a área de forma muito controlada para ajudar a prevenir a formação de tecido cicatricial. Os desvios dorsais são tratados de forma semelhante. Desvios observados no pós-operatório imediato podem ser corrigidos com pressão manual.

Obstrução das Vias Aéreas Nasais A obstrução: das vias aéreas nasais no pós-operatório é secundária ao edema ou anatômica. A maioria dos pacientes apresenta algum grau de obstrução transitória das vias aéreas que se resolverá em 2 a 3 semanas. Em muitos casos, o paciente notará melhora de seus sintomas usando spray nasal salino duas ou três vezes por dia. Descongestionantes nasais e sprays ou comprimidos antialérgicos podem ser usados ​​se os sintomas forem significativos, mas não devem ser usados ​​por mais de 1 semana. A recuperação máxima do fluxo aéreo nasal deve ocorrer entre 3 a 4 meses após a rinoplastia. A obstrução anatômica pode exigir intervenção cirúrgica, mas isso deve ser adiado por pelo menos 1 ano para permitir a maturação do tecido cicatricial. A causa anatômica mais comum é o colapso da válvula nasal interna ou cicatrizes na área da válvula nasal interna.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Posso ver fotos de antes e depois de pacientes de Rinoplastia?

Seu cirurgião deve poder mostrar fotos de outros pacientes e pode ser muito útil para você acessar as habilidades do cirurgião. No entanto, é importante saber que nem todos os pacientes dão consentimento para que suas fotos sejam mostradas. Ao considerar se você deve dar consentimento e os níveis de consentimento que está disposto a dar, observe que você está permitindo que seu cirurgião mostre suas fotos a outros pacientes, da mesma forma que outra pessoa permitiu que seu cirurgião mostrasse suas fotos para você.

Você costuma realizar a cirurgia de Rinoplastia? É uma grande parte da sua prática?

Seu cirurgião deve ter treinamento específico e experiência em cirurgia de rinoplastia. A rinoplastia é o tratamento mais comum oferecido, outros procedimentos comuns são a cirurgia facial e a cirurgia estética da mama. É melhor que seu cirurgião realize a rinoplastia regularmente, incluindo diferentes tipos de rinoplastia, como cirurgia estética, funcional e reconstrutiva do nariz.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

O que acontece se eu não ficar satisfeito com o resultado da minha cirurgia?

Se você não estiver satisfeito com os resultados ou achar que o procedimento não foi realizado corretamente, primeiro converse com o médico. Não ignore seus sentimentos. Você pode precisar apenas de um pouco de tranquilidade, pois o processo de cicatrização varia entre os indivíduos e pode levar mais tempo para que o inchaço, hematomas ou a aparência de cicatrizes diminuam.

Explique suas preocupações e pergunte quais opções podem estar disponíveis para melhorar a situação. Tente não ficar muito zangado, pois o médico vai querer ajudá-lo o máximo possível.

Se suas preocupações persistirem, a cirurgia de revisão também pode ser uma opção. Há situações em que pequenos ajustes podem ser suficientes para resolver a reclamação. No entanto, haverá casos que exigirão uma grande revisão. Apesar da experiência do seu cirurgião, a literatura médica reconhece que complicações podem ocorrer mesmo com os melhores cuidados cirúrgicos.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Este é o momento certo para fazer a rinoplastia?

Após a cirurgia, você pode experimentar algum sangramento e drenagem por alguns dias, e você terá instruções pós-cirúrgicas específicas sobre como reduzir os riscos e promover uma melhor cicatrização. Isso inclui não usar óculos no nariz por pelo menos quatro semanas, além de usar proteção solar extra e evitar expressões faciais extremas, atividades extenuantes e exercícios por várias semanas. Converse com seu cirurgião sobre atividades especiais, férias e seu estilo de vida diário para garantir que você agende sua cirurgia em um bom momento para permitir a recuperação adequada, a cura e os melhores resultados.

Sou Saudável o Suficiente para a Cirurgia?

Analisaremos seu histórico médico com você e avaliaremos sua saúde atual para garantir que você esteja saudável o suficiente para fazer a cirurgia. É importante ser honesto com sua equipe de atendimento sobre seu histórico médico e uso de medicamentos, entre outras considerações, para garantir que uma avaliação seja precisa. Existem riscos em qualquer cirurgia, por isso também é importante seguir todas as instruções do seu cirurgião para se preparar para a cirurgia e cuidar de si mesmo após a cirurgia.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rinoplastia